O Sebrae realizou, entre os dias 23 e 25 de julho, em Brasília (DF), o Transformar Juntos 2025, encontro nacional de políticas públicas para o desenvolvimento territorial. A iniciativa contou com a participação de Minas Gerais com exemplos de ações inovadoras de governança e fortalecimento dos pequenos negócios. A Agência de Desenvolvimento Novo Oeste teve papel de destaque no painel que reforçou a “Mobilização Territorial e a Consolidação de Estratégias Integradas para o Crescimento Regional”.
A apresentação foi liderada pelo vice-presidente da agência e presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares. Desde a criação da entidade, há três anos, ele destacou que várias câmaras temáticas já estão funcionando e algumas entregas de sucessos no fomento a geração de emprego e renda já aconteceram. “É gratificante participar do Transformar Juntos e encontrar com os representantes de outras agências do país, para uma integração. E uma grande troca e quem participa está de mente aberta para aprender. Acho isso espetacular”, ressalta Soares.
A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, participou do painel “Territórios com Voz: Legitimidade e Representatividade na Governança para o Desenvolvimento”. Ela compartilhou as experiências do município na construção de políticas públicas participativas, com foco em inclusão produtiva e articulação regional, reforçando o papel estratégico da cidade no cenário estadual.
“Participar do Transformar Juntos é uma grande honra, porque a gente mostra para todo o Brasil o que temos feito de bom em Divinópolis. O Sebrae é um grande parceiro e tem nos ajudado nessa caminhada. E aqui no encontro a troca de informação, as palestras que tornam as cidades cada vez mais pujantes e bem administradas são significativas. E Divinópolis está integrada dentro dessa roda”, destaca a vice-prefeita.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mol, integrou o painel “Governança que Constrói Futuros: Liderança e Estratégia no Desenvolvimento Regional”, compartilhando as soluções implementadas para estimular o desenvolvimento econômico da região por meio da cooperação intermunicipal.
Ele destaca que o encontro promove um momento importante de benchmarking, no qual grandes experiências de todo o Brasil são apresentadas aos participantes. Em seu discurso, ele mostrou como os territórios se organizam e buscam estratégias para transformar o desenvolvimento econômico sustentável. “Foram três dias de uma discussão muito forte sobre associativismo, sobre governança, que são pilares do desenvolvimento. Tivemos a oportunidade, inclusive, de falar sobre a nossa experiência da construção do processo de governança, da estratégia de como construir e formar uma governança forte para promover desenvolvimento regional”, destaca Mól.
O Sebrae Minas ainda promoveu missão formada pelo prefeito de Piedade dos Gerais Daniel Reis, vice-prefeito de Itaguara, Geraldo Gonçalves Filho (Dinho), prefeito de Carmópolis, Célio Roberto Azevedo, e o vice-prefeito de Pará de Minas, Luiz Lima.
Transformar Juntos 2025
Com o tema “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, o Transformar Juntos 2025 reuniu mais de 70 atividades, entre palestras, oficinas, painéis e exposições, reunindo gestores públicos, lideranças locais, especialistas e agentes de desenvolvimento de todo o país. A programação abordou temas como inovação, turismo, educação empreendedora, economia criativa, energias renováveis e simplificação do ambiente de negócios.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Sebrae, Décio Lima, que destacou o fortalecimento do empreendedorismo como motor de inclusão e transformação social. Debates sobre inteligência artificial e uma mostra de produtos com Indicação Geográfica (IG) também fizeram parte da programação, valorizando a produção regional.
(Contribuição de Thiago Carvalho – Comunicação Sebrae)