O Programa Indústria Forte (PIF) é uma parceria entre a FIEMG, através do IEL, e a Regional Centro-Oeste Sudeste do SEBRAE-MG, que vai oferecer consultorias com foco no aumento da competitividade das empresas. O projeto é pioneiro no estado e tem como objetivo a prestação de serviços de consultoria nos temas de gestão, processo produtivo, exigências regulatórias, prospecção de mercado e desenvolvimento tecnológico para MPE.
O contrato entrou em vigor em janeiro desse ano e encerra em dezembro de 2027 com subsídios do IEL e SEBRAE que podem chegar a 80%. O projeto vai abranger as microrregiões de Divinópolis, Formiga, Itaúna, Nova Serrana, Passos e São Sebastião do Paraíso.
De acordo com o analista de projetos do IEL, Carlos Magno Cardoso da Silva, o PIF tem uma característica flexível de atuação e na composição das ações, que ocorrerão de forma mais ágil e dinâmica, promovendo maior interação e aplicabilidade dos conteúdos, impactando no aumento da competividade dos negócios.
O projeto foi apresentado aos presidentes de sindicatos patronais da região e devem começar a fase de mobilização em breve.