Empresários da cadeia produtiva da construção civil de Divinópolis e região se reuniram na tarde de hoje (12), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, para o lançamento do projeto Construção 360, uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCON-CO), em parceria com o SEBRAE-MG e a FIEMG, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Através de uma jornada de capacitação para o setor da construção civil, o objetivo principal do projeto é otimizar os recursos, reduzir custos, garantir a qualidade, gerar valor para o cliente e entregar os projetos no prazo. Durante os treinamentos serão trabalhados temas como tributação, marketing digital, operação, sustentabilidade, entre outros.
De acordo com o presidente do SINDUSCON-CO, Leonardo Antunes, a iniciativa é um movimento em prol da valorização das empresas da construção civil, com o objetivo de criar um espaço de conexão, estimulando a geração de novos negócios e o fortalecimento do relacionamento entre as empresas. “O Sindicato, ao lado das entidades FIEMG/IEL e SEBRAE, está sempre atendo às necessidades do setor e o projeto Construção 360 é mais uma ação coletiva pensada para o impulsionar e modernizar toda cadeia”, enfatizou.
O projeto prevê 4 horas de diagnósticos individualizados, 36 horas de consultoria por empresa e 22 horas de encontros coletivos com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Os resultados esperados são o aumento da competitividade empresarial do setor da construção civil; industrialização por meio de novos métodos construtivos; incentivo a práticas sustentáveis, melhor gestão de resíduos e a descarbonização; acesso a novos mercados; estímulo à digitalização e redução de desperdícios, aumentando a produtividade e a lucratividade das empresas.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-presidente do SINDUSCON-CO, Eduardo Soares, a construção civil é um segmento relevante para a economia e as empresas precisam estar em constante evolução. “É essencial que os empresários estejam atentos às demandas do mercado, atualizando processos e trazendo inovação e, para isso, as entidades de classe unidas, cumprem esse papel de promover esse setor que exerce importante papel no desenvolvimento socioeconômico”, enfatizou o líder empresarial.