Foi realizada na manhã de ontem (11), no Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, a cerimônia que marcou a reinauguração dos voos da Azul Linhas Aéreas ligando Divinópolis a Confins e Divinópolis a Campinas. Os voos estavam paralisados desde março de 2018, de lá para cá, o Prefeitura de Divinópolis, com apoio e interlocução de diversas entidades de classe, dentre ela a FIEMG, além de lideranças políticas regionais, buscou investimentos e executou as obras exigidas para garantir a segurança operacional.
Participaram da solenidade diversas autoridades, entre elas, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, vereadores e prefeitos de Divinópolis e da região, deputados, secretários municipais, representantes de entidades de classe e empresários. Também estava presentes o superintendente regional da Infraero em Divinópolis, Raimundo Nonato Pereira Almeida, o relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fernando Daniel Di Mattia, o gerente de negócios do Invest Minas, Renato Garcia e o subsecretário de liberdade econômica e empreendedorismo do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Melo. O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo e a vice, Janete Aparecida, presidiram a solenidade.
A aeronave é um modelo Sessna Caravan e pousou no aeroporto de Divinópolis às 9h25 saindo de Campinas e, em seguida, por volta das 12h, partiu para o aeroporto de Confins, reinaugurando os voos comerciais depois de mais de 6 anos de paralização.
O presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, que participou ativamente de várias negociações e articulações junto aos órgãos responsáveis, destacou a importância da retomada dos voos comerciais no Aeroporto Brigadeiro Cabral. “Os voos comerciais são um novo estímulo para que a gente possa incluir na nossa pauta de discussão com novas empresas, para favorecer a atração de novos negócios, além de fomentar a área da saúde, ampliar o acesso a cultura e lazer”, finalizou.
Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, esta é uma manhã de comemoração para Divinópolis e toda região, já que a retomada dos voos é mais um avanço que promete impulsionar o desenvolvimento. “Já tivemos saldo positivo de novas empresas, empregos, o gasoduto que está chegando à região, tudo reflete no aumento da competividade da nossa indústria. Fornecedores, prestadores de serviços estarão com os olhos cada vez mais atentos para Divinópolis e a região Centro-Oeste”, afirmou.
A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, que estava entre os passageiros que embarcaram com destino a Confins, destacou que a conquista é o resultado do esforço de várias pessoas, entidades e parcerias. Para o prefeito, Gleidson Azevedo, a retomada dos voos é a coroação de 4 anos de trabalho árduo. “Este é só o início de grandes conexões e investimentos; os voos colocam Divinópolis e região na rota do desenvolvimento”, enfatizou.