Falhas no fornecimento de energia no Centro Industrial Jovelino Rabelo, em Divinópolis, constantemente relatadas pelos empresários do local, desencadearam uma força tarefa entre a FIEMG Regional Centro-Oeste e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (ACID), que resultou numa reunião com representantes da CEMIG, realizada na tarde de ontem (27).
O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional e contou com a presença do presidente da ACID, Cleverson Nogueira, o presidente da FIEMG RCO, Eduardo Soares, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o presidente do Sindicato da Indústria de Fundição no Estado de Minas Gerais, Afonso Gonzaga, lideranças da CEMIG e empresários do Centro Industrial.
Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirmam que aproximadamente 35% da eletricidade consumida no Brasil é industrial e a dependência do setor por essa fonte de energia implica, em caso de queda no fornecimento, em paralização na produção, acidentes de trabalho, custo de operação e prejuízos econômicos.
A vice-prefeita destacou a importância de dar a devida atenção a esse gargalo do setor produtivo, grande gerador de emprego e renda para o município e região. “A grandeza do polo industrial de Divinópolis acaba tendo seu potencial reduzido em função da má qualidade no fornecimento de energia. Nossas indústrias têm dificuldade em aumentar sua produção, fazer investimentos em tecnologia e maquinário e o município tem dificuldade em atrair novos investimentos”, destacou.
Cronograma apresentado pela CEMIG assegurou que até dezembro de 2025 será entregue a Subestação Divinópolis 3, que representará um salto de qualidade no fornecimento de energia. Até lá, de acordo com o gerente de expansão de média e baixa tensão da Distribuição Oeste da CEMIG, Emerson de Sales, uma série de investimentos estão sendo realizados. “Estamos com outras 14 obras em andamento, principalmente na região do Centro-Industrial, visando a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, além de plano de manutenção da rede, inspeção urbana e rural com drone e termovisão, podas e substituição de aparelhos obsoletos para dar maior qualidade ao fornecimento de energia”, pontuou.
O Distrito Industrial de Divinópolis e seu entorno conta atualmente com aproximadamente 160 empresas. De acordo com o presidente da ACID, a união de forças entre as entidades representa o fortalecimento do setor e sua relevância para a economia da região. Cleverson Nogueira destacou a importância da reunião, que dá sequência e reforça o trabalho, que vem sendo realizado pelas entidades na busca para sanar as falhas no fornecimento de energia na região do Centro Industrial. “Desde o final do ano passado, estamos tendo reuniões periódicas com a CEMIG, inclusive com a presença de empresários para tratar de demandas individuais. Essa união com FIEMG, sem dúvida, reforça esse trabalho para buscarmos avanços em termos de infraestrutura energética para a Cidade Industrial e toda Divinópolis. Isso é fundamental para que nossas empresas possam executar e expandir suas atividades e inclusive para recebermos novas indústrias”, afirmou. Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, o papel das entidades de classe é atender às demandas do setor, apresentar ações estratégicas e buscar soluções que aumentem a competividade da indústria. “A questão da má qualidade do fornecimento de energia no Centro Industrial é um problema grave e recorrente que precisa da nossa atenção. ACID e FIEMG estão trabalhando juntas de forma alinhada, atuando em defesa do setor produtivo”, finalizou o líder empresarial.