Neste sábado 16/9, marcando o terceiro dia de Minascon, um dos momentos mais aguardados teve seu clímax: o rompimento das obras do concurso “A Ponte”. Nesta edição, em Montes Claros, cinco duplas arregaçaram as mangas para construir estruturas sólidas e resilientes, utilizando apenas palitos de picolé e cola branca.
O concurso estabeleceu seu cronograma com etapas precisas: a construção no primeiro dia, seguida pelo processo de “cura” no dia seguinte, permitindo a secagem adequada da cola, até o tão esperado rompimento das estruturas e avaliação técnica.
A dupla formada pelos estudantes de arquitetura e urbanismo da UnifipMoc, Heitor Alves Neves de Oliveira e Matheus André Torres Lima destacou-se, levando o primeiro lugar com uma ponte pesando apenas 570 gramas, mas capaz de suportar a impressionante carga de 150 kg. Esse feito engenhoso garantiu a eles o prêmio principal de R$ 5 mil. “É uma honra ganhar, representando as cidades de Montes Claros e Januária, fomos a ponte mais leve desse concurso e ela aguentou 150kg. Não estamos nem acreditando”, comemoraram.
Seguindo em segundo lugar, a dupla composta pelos estudantes de Engenharia Civil do Pitágoras, de Belo Horizonte, Samara Isis de Souza Taurinho Soares e Jonathan da Silva Moreira, que construiu uma ponte de 760 gramas, resistente a uma carga de 50 kg. Por sua notável realização, foram recompensados com um prêmio de R$ 2,5 mil. A dupla, que é um casal e tem uma filha de dois anos, comemorou o prêmio ressaltando que foi um desafio duplo: construir a ponte e ficar longe da pequena. “Estamos longe da nossa filha, não dormimos por duas noites construindo a ponte e eu ainda fiquei por treze horas de pé executando a construção. Nesse ano, conseguimos o segundo lugar, mas no ano que vem vamos conseguir o primeiro”, reitera Jonathan.
A competição, que é voltada principalmente para estudantes dos cursos técnicos em Edificações e Construção Civil, bem como para graduandos em Arquitetura e das Engenharias Civil, Mecânica e de Produção, tem como principal objetivo promover uma maratona integradora entre escolas técnicas, universidades e empresas do setor produtivo da área da construção
Leia mais:
Minascon: CREA e SEBRAE abordam o licenciamento de obras
CODEMGE mostra os investimentos em infraestrutura para o setor
Minascon abre os horizontes sobre gestão de obras
O Minascon reitera, com essa iniciativa, sua missão de cultivar a inovação e a cooperação no setor, apresentando desafios práticos que preparam os futuros profissionais para as demandas do mundo real. O concurso “A Ponte” não só testa a habilidade técnica dos participantes, mas também fomenta uma abordagem prática e integrada ao aprendizado, estabelecendo pontes sólidas entre teoria e prática, educação e indústria, tradição e inovação.
A cada ano, “A Ponte” simboliza mais do que uma competição; torna-se uma passagem para oportunidades e descobertas, demonstrando que, com materiais simples e muita criatividade, é possível construir estruturas resilientes, tal como o espírito dos futuros profissionais que o Minascon tem a honra de hospedar.
O Minascon é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da Câmara da Indústria da Construção, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte de Minas (Sinduscon/Norte). Conta também com o apoio master do SEBRAE, patrocínios da TOTVS, CREA-MG, CODEMGE e Governo de Minas, além do apoio da CAIXA.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG