O Brasil será o principal parceiro de negócios da maior feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe, na edição de 2026, na Alemanha. O anúncio foi feito pelos governos brasileiro e alemão no último dia 23 de setembro, durante a 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que aconteceu em Wolfsburg.
A Hannover Messe é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria e se posiciona como um direcionador de tendências e tecnologias para o segmento industrial e a escolha do Brasil destaca a importância do país no cenário global de inovações e tecnologias industriais, além de ser resultado de um trabalho liderado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) durante sua participação na feira, em abril deste ano.
Na ocasião, a FIEMG organizou uma missão à Hannover Messe e, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou de uma reunião com o diretor de Relações Internacionais da Hannover Messe, Marco Siebert, onde foram reforçadas as tratativas que possibilitaram a escolha do Brasil como primeiro país da América do Sul a ser o principal parceiro da feira.
“A Hannover Messe é uma vitrine essencial para o setor industrial de Minas Gerais. Ser o país parceiro nos permite mostrar nossas inovações e a força de nossas indústrias, além de atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico regional”, destacou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Com a presença de líderes e empresas brasileiras, a Hannover Messe 2026 será, novamente, uma oportunidade para fortalecer parcerias, promover produtos e serviços e reafirmar as potencialidades do Brasil no setor industrial. E a FIEMG, juntamente com as indústrias do estado de Minas Gerais, trabalhará para promover as inovações brasileiras e proporcionar uma atmosfera de networking para empresas e investidores durante o evento. “A Hannover Messe 2026 promete ser um marco para o Brasil, destacando seu papel como um protagonista na indústria global”, completou o presidente.
Missão à Alemanha
Em abril deste ano, a FIEMG organizou, junto com a FIERGS e a CNI, a Missão à Alemanha, tendo como destino principal a participação na Hannover Messe. Mais de 150 empresários mineiros de diversos setores da indústria mineira participaram da comitiva ao país.
A Missão foi um desdobramento da edição de 2023 do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), que foi realizado pela FIEMG e pela CNI, em Minas Gerais. O EEBA é considerado o maior evento da agenda bilateral Brasil-Alemanha.
Relações bilaterais
A FIEMG e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) possuem um Acordo de Cooperação, firmado em 2003, com objetivo de fomentar as relações econômicas bilaterais, por meio do intercâmbio de informações, oportunidades e desenvolvimento de projetos de cooperação.
A Alemanha é a 3ª maior economia do mundo e a maior da Europa. O comércio exterior de Minas com o país europeu representou 9,57% (US$ 1,8 bilhão) de todo o comércio exterior brasileiro com esse país em 2023. A Alemanha é o 5º país nas exportações de Minas Gerais.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG