Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
Soluções temáticas para negócios desenvolvidas pela FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram apresentados a empresários na reunião realizada na última sexta-feira (7/7) pelo Conselho da Micro e Pequena Indústria da Federação. Conduzido pelo presidente do colegiado, Alexandre Mol, o encontro ocorreu no P7 Criativo, primeiro hub de inovação e economia criativa do Brasil, que funciona em um edifício de 25 andares gerido pela FIEMG, que fica localizado na Praça Sete, em Belo Horizonte.
Concebidas no âmbito do programa FIEMG competitiva, as soluções têm como diretrizes educação, intervenção e visão de futuro, segundo explicou Thadeu Chaves Tolentino, gerente de Projetos para Indústria do (IEL). As iniciativas, frisou o gestor, estão divididas em dois módulos – Cargas 1 e 2.
A primeira contempla conteúdos associados a finanças, tributário, pessoas, sustentabilidade (educação e intervenção), enquanto a segunda envolve mercado, finanças, marketing digital, pessoas e inovação. “Estamos oferecendo essas soluções para qualquer setor a partir de demandas que são transversais. Portanto, são ações construídas a partir de demandas identificadas diretamente com as bases empresariais”, explicou Tolentino.
ESG
Os integrantes do conselho puderam conhecer também algumas soluções para os negócios associadas ao ESG, sigla em inglês que trata de práticas ambientais, sociais e de governança. Quem falou sobre a assunto foi João Vitor Teixeira, coordenador da Consultoria para Negócios do IEL, que destacou a importância e a amplitude da pauta para o setor produtivo.
Segundo ele, a pandemia de covid, as mudanças climáticas e a necessidade de investimento sustentável aceleram a adoção das práticas de ESG no mundo corporativo. Para Teixeira, a prática dessas ações pode contribuir para “tornar os negócios mais competitivos, com redução de riscos e aumento de oportunidades, entre outros benefícios”. Mentoria, com duração de quatro meses, e consultoria durante um ano são alguns serviços oferecidos pelo IEL na esfera do ESG.
Alexandre Mol destacou a pertinência do encontro que apresentou e explicou as soluções aos empresários. A iniciativa, informou Mol, faz parte do plano do plano de diretrizes do colegiado.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião
Rafael Passos
Imprensa FIEMG