No dia 24 de novembro chegou ao fim o curso de aprendizagem industrial em Processamento de Carnes. A formatura foi realizada no SENAI Lagoinha, em Belo Horizonte, mesmo local em que as aulas aconteceram.
O curso de Processamento de Carnes foi uma realização da FIEMG, por meio do SENAI, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas Gerais (Sinduscarne). Nesta modalidade, o aluno divide sua carga horária entre as aulas teóricas e a prática dentro de uma indústria, como a Tropeira Alimentos, Produtos Imperatriz, Plena Alimentos e a Mellore Alimentos, especializada em cortes de carnes bovina, suína e embutidos.
“A partir do treinamento e formação, os estudantes e futuros profissionais são capacitados a exercerem uma profissão especializada. Desta maneira, é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, sendo que os novos profissionais podem, posteriormente, conquistar outros cargos, ter reconhecimento financeiro, profissional e, até mesmo, trilhar um caminho de empreendedor”, afirmou Tatiana Roberta Batista Salomão, gerente de Departamento de Pessoal, ressaltando que na Mellore os aprendizes são acompanhados de acordo com suas aptidões gerais e específicas exigidas pelo nosso segmento.
Já Thayna da Costa Alves, também da Mellore, pontuou que nos cursos de aprendizagem os estudantes têm a oportunidade de contato com áreas importantes para a indústria, como a sanitária. “Os alunos saem com uma bagagem muito boa sobre os processos industriais e isso pode aumentar o interesse de se atuar no setor produtivo”, afirmou.
Também participaram da formatura Pedro Braga, da Tropeira Alimentos, e Alessandra Teixeira, coordenadora do Núcleo pedagógico SENAI. “Como diretor do Sinduscarne, venho testemunhando o sucesso contínuo dessa parceria valiosa com o SENAI, que teve início em 2008. Ao longo dos anos, esse curso tem desempenhado um papel crucial na formação de mão de obra qualificada para a Indústria da Carne de Minas Gerais. A iniciativa tem se revelado extremamente vantajosa tanto para os empresários do setor quanto para os formandos, proporcionando benefícios significativos para ambas as partes”, afirmou Braga.
“É notável observar que a grande maioria dos formandos já sai do curso diretamente para o mercado de trabalho, muitos deles conquistando cargos de chefia nas empresas do setor ao longo da carreira. Isso não apenas reflete a qualidade do programa de aprendizagem industrial, mas também destaca a eficácia na preparação desses profissionais para os desafios do mercado de trabalho”, ressaltou, acrescentando que investir na formação de talentos é um caminho seguro para o crescimento econômico e a excelência no setor industrial.
Confira abaixo as imagens da formatura dos alunos de aprendizagem industrial em Processamento de Carnes do SENAI.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG