Na última semana de junho (24 a 28/6), os alunos do SENAI-MG, que representarão o Brasil na WorldSkills Lyon, se destacaram na Competição Nacional Chinesa, evento que seleciona os competidores chineses para o evento mundial. A competição, realizada de forma descentralizada em várias cidades da China, contou com a participação de representantes de diversos países, incluindo o Brasil, que participou amistosamente.
Vitória Fernanda de Jesus Nesio e Walace Felipe de Almeida Oliveira, sob a orientação do expert Geraldo Cesar Gontijo Souza, que fazem parte da ocupação #63 – Integração de Sistemas Robóticos, participaram da etapa em Guangzhou, uma grande cidade portuária a noroeste de Hong Kong.
Vitória contou que foi uma grande oportunidade para mostrar o que é desenvolvido no SENAI de Minas Gerais e tudo o que tem aprendido com seus treinamentos. “Essa oportunidade de fazer uma viagem internacional pelo SENAI é a realização de um sonho. Ir para outro país e aprender outras vivências, como eles fazem, foi muito bom e, com certeza, acrescentou muito para a nossa viagem até Lyon”, afirmou a competidora.
Já para Walace, esse foi o primeiro contato do Brasil em uma competição internacional dessa ocupação e, por isso, se sente orgulhoso em fazer parte dessa história. “Na China, a gente aprendeu muito com relação às regras e avaliação da competição. Estamos muito felizes com a medalha de prata e mais fortes para chegar em Lyon”, disse otimista.
O pódio da competição ficou assim: 1º lugar: Japão e China; 2º lugar: Brasil e Chinese Taipei; e 3º lugar: Coreia e Singapura.
O gerente de Educação Profissional do SENAI-MG, Ricardo Aloysio e Silva, concluiu que “a participação dos alunos do SENAI-MG foi essencial para adquirir experiência, conhecimento e compreensão dos padrões reais de avaliação que enfrentarão em Lyon. A experiência foi enriquecedora e valiosa, mas o foco principal continua sendo a WorldSkills Lyon”.
Esse é o 47º WorldSkills e será realizado entre os dias 10 e 15 de setembro, na cidade de Lyon, na França. Para saber mais sobre a competição, acesse aqui.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG