Foi um sucesso o I Encontro de Sindicatos Patronais, Contadores e Empresários de Juiz de Fora e Região, promovida no dia 26 de novembro, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata. O evento foi uma realização do Sindicato das Indústrias Gráficas de Juiz de Fora (Sindigraf-JF), Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar) e Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF). A iniciativa contou ainda com o apoio da FIEMG; FIEMG Regional ZM; Sindicato dos Contabilistas de Juiz de Fora; Área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG (DS); Sindivest-JF; Intersind Ubá e Sindicato de Móveis e Rochas.
O evento, pioneiro na cidade, reuniu dezenas de profissionais e empresários, consolidando-se como uma plataforma essencial para o fortalecimento das relações entre sindicatos patronais e os contadores, figuras fundamentais para a gestão e o enquadramento sindical das empresas. Além disso, promoveu debates essenciais sobre legislação trabalhista e reforma tributária, com uma programação que contou com a participação de especialistas de destaque, como advogados da FIEMG, analistas tributários e líderes empresariais que compartilharam conhecimentos fundamentais para apoiar as empresas da região.
A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, que ressaltou o momento de constantes mudanças no cenário legislativo e econômico que o Brasil está vivendo. “Os temas discutidos neste evento têm impacto direto no dia a dia das nossas empresas e na forma como conduzimos nossos negócios. Além disso, este encontro também reforça a importância da Contabilidade como ferramenta estratégica para a gestão empresarial. Os contadores têm um papel fundamental, ao lado dos sindicatos patronais, orientando as empresas sobre enquadramentos, convenções coletivas e demais exigências legais. Nosso objetivo é estreitar ainda mais essa relação, promovendo a troca de conhecimentos e experiências” disse.
Em seguida, o presidente do Sindigraf-JF, Sérgio Picoli, na ocasião falando em nome do Sinquifar e do Sinduscon-JF, destacou que esta ação é uma resposta ao Edital da DS/FIEMG 2024, destinado à realização de eventos sindicais, e se configura como uma iniciativa conjunta dos três sindicatos. “Este evento nasceu da necessidade de promovermos um espaço de diálogo, alinhamento e aproximação entre os sindicatos, os empresários e os profissionais da Contabilidade. E as transformações legislativas e tributárias que estamos vivendo atualmente exigem de nós mais do que compreensão – exigem ação conjunta, planejamento estratégico e, acima de tudo, união”, disse.
Representando do Sinquifar, esteve presente no evento o diretor-financeiro Luiz Antônio Cavalieri; e representando o Sinduscon-JF, o vice-presidente Aurélio Marangon Júnior. O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, enviou um vídeo parabenizando os Sindicatos pela iniciativa e ressaltando a importância de que empresas e contadores conheçam a fundo todos os serviços, possibilidades e benefícios disponibilizados pela FIEMG. Com este objetivo, iniciando a programação de palestras, a advogada e coordenadora do núcleo de Regularização Sindical da FIEMG, Naiara Mendicino, falou sobre as Oportunidades que a FIEMG oferece às empresas.
Sem seguida, o presidente do Sindicatos dos Contadores de Juiz de Fora, Célio Faria, apresentou o tema “Conexão Sindical – Fortalecendo os laços entre patronal e laboral”. Também falou no evento o presidente do Sindicato dos Trabalhadores as Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Pástico de Juiz de Fora e Região e vice-presidente da Força Sindical-MG, Scipião da Rocha Júnior. Outro assunto tratado foi “Legislação Trabalhista em foco”, apresentado por Thiago Silva Magalhães, advogado da Gerência de Assuntos Trabalhistas da FIEMG e especialista em negociação coletiva. Finalizando o evento, foi promovido o TalkShow “O cenário tributário atual e as perspectivas e impactos para o futuro”, com a participação de Shirley Alexandra Ferreira, Débora Giotti e Daniel Giotti.
Shirley Ferreira, que falou sobre a reforma tributária, novas regras e suas implicações para as empresas, é mestre em Ciência Política, especialista em Direito Tributário, analista tributária da FIEMG e conselheira do Conselho de Contribuintes do Estado de Minhas Gerais e do Conselho de Recursos Tributários de Belo Horizonte. Já Débora Giotti é advogada tributarista e contadora, mestre em Direito e diretora da Tecol Contabilidade em Juiz de Fora. E Daniel Giotti é doutor em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, procurador da Fazenda Nacional e professor de Direito Financeiro e Tributário.
Ao final, o espaço esteve aberto para perguntas do público presente. Estavam disponíveis para visitação estandes das entidades parceiras SESI e SENAI e também das empresas patrocinadoras do evento: Mais Controle Sistema de Gestão de Obras; Simões & Nogueira Associados Advocacia e Contabilidade; Mais Cerificado Digital e Tecol Contabilidade. Durante o encontro, os contadores tiveram a oportunidade de adquirir informações essenciais para orientar seus clientes de forma precisa quanto ao enquadramento sindical e ao cumprimento das exigências legais estabelecidas nas convenções coletivas das categorias representadas pelos sindicatos patronais. O evento esclareceu a atuação dos sindicatos, demonstrando que seu propósito é, exclusivamente, apoiar e defender os interesses da indústria.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG