O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, realizou palestra na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, na manhã de hoje (23). Anteriormente, Pansera cumpriu agenda na Universidade Federal de São João Del Rey, Campus Dona Lindu. Empresários, lideranças, representantes da área da Educação e autoridades regionais e municipais estiveram presentes, dentre eles, a Deputada Estadual, Macaé Evaristo e a Secretária de Finanças e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade.
A FINEP é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que atua em toda cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Em sua apresentação, Celso Pansera discorreu sobre a neo industrialização do país, que é o processo de modernização do setor industrial, com empregos de novas tecnologias que estão assumindo protagonismo nas produções, como automação, inteligência artificial e indústria 4.0. “A neoindustrialização busca reverter a acentuada desindustrialização das últimas décadas e aumentar a competitividade da indústria”, destacou o palestrante.
Pansera falou também do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e das linhas de financiamento disponíveis. Por meio do crédito direto ou descentralizado, por intermédio de 29 instituições financeiras parceiras, presentes em todas as regiões do Brasil, para empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, o valor do financiamento pode chegar a R$ 15 milhões. “O FINEP tem uma presença em Minas e queremos alcançar ainda mais para que as empresas inovem e dinamizem a economia nacional”, enfatizou.
Nos anos 1970 a indústria brasileira chegou a representar 32% do PIB, atualmente chega a 23%. Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o fortalecimento da indústria brasileira e o processo de reindustrialização passa pela modernização dos parques industriais, investimento em inovação e tecnologia das cadeias produtivas. “Para voltarmos a crescer de forma pujante é necessário inovar e o primeiro passo para essa transformação é informação de qualidade e investimento, que é o que propomos através desse diálogo com o FINEP”, pontuou o líder empresarial.
Está previsto para o início do próximo ano, na FIEMG Regional Centro-Oeste, uma nova agenda com o Presidente do FINEP, Celso Pantera, para realizar uma capacitação direta com empresários dos diversos segmentos interessados em financiamento para inovação e tecnologia.