Na última semana, as equipes da FIEMG Regional Alto Paranaíba e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Patos de Minas (Sindimetal) fizeram uma visita técnica à indústria Bambuí Bioenergia, no Centro-Oeste do estado. Atuante na fabricação de etanol e na geração de energia elétrica, a indústria foi escolhida pela boa prática na gestão de resíduos industriais, o que a torna referência para outras indústrias e coloca a Regional Centro-Oeste em destaque no estado .
O objetivo da visita foi conhecer toda a estrutura física implantada e os resultados obtidos. “A Gestão de Resíduos Industriais é importante demanda e buscamos, por meio dessas boas práticas, viabilizar soluções para as indústrias do nosso seto”, destacou o presidente do Sindimetal, Márcio Antunes Filgueira Júnior.
Fizeram parte da comitiva, o diretor do Sindimetal, Bertoni Túlio Porto de Matos e os analistas da FIEMG, Túlio de Sá (Meio Ambiente) e Wesley Sebastião Almeida (Relações Empresariais). O grupo foi recebido pelo colaborador de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), Claudemir Lima Araújo.
O analista Túlio de Sá observou que a indústria dispõe de um serviço terceirizado de gestão dos resíduos, exclusivo. “Um veículo percorre a propriedade e, de acordo com o tipo de resíduo, faz a coleta e a armazenagem em um ponto de transbordo para a posterior destinação final”, comentou.
Segundo ele, a indústria é um exemplo de gestão de resíduo e serve de referência para a implantação de um ponto de transbordo do Sindimetal em Patos de Minas, com o atendimento não individual como é na Bambuí Bioenergia, mas coletivo, de forma a atender todas as indústrias do setor.