O 19º Encontro do Fundidor Mineiro, abrilhantado, dentre outras atrações, com Seminário Tecnológico, encerrou as comemorações pelo dia fundidor. O evento, realizado pelo Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG), em parceria com a Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio (ASIMEC), SEBRAE-MG e SENAI, aconteceu no último dia 29, no salão da ASIMEC.
Com rica programação, o evento contou com palestras técnicas com empresas parceiras; bênção de Santa Bárbara, padroeira do segmento; fusão de placas comemorativas; homenagens e confraternização. O IEL e o SENAI também estiveram presentes, destacando a importância da atuação das entidades no fortalecimento e desenvolvimento do setor da fundição no estado. A Associação Brasileira da Fundição (ABIFA) esteve representada através do seu vice-presidente e candidato à sucessão, Luiz Jair Minatti, da empresa Minati, com sede no Paraná.
De acordo com o presidente do SIFUMG, Afonso Gonzaga, que encerra sua gestão à frente do sindicato, o 19º Encontro celebrou em alto nível a data que marca o dia do fundidor. “Foram diversas atividades comemorativas e finalizamos com esse grande encontro no qual trouxemos aos empresários, conhecimento, tecnologia e inovação, consagrando o trabalho que o sindicato exerce ao longo dos anos”, destacou o líder empresarial.
Dentre diversas autoridades, lideranças e empresários, o diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, marcou presença, na ocasião, representando o presidente da entidade, Eduardo Soares. “Esse grande evento mostra o grau de maturidade que está a indústria da fundição na região, só em Cláudio são 54 indústrias e todas pujantes e robustas. Foi um encontro muito positivo, com excelentes apresentações, palestras interessantes para o setor, o que reforça essa pujança e maturidade da indústria da fundição, segmento muito significativo para o contexto da indústria de modo geral”, pontou o diretor da FIEMG.
Abrilhantando o evento, as empresas Jalice Comércio e Industria de Metais, Fundição Álea, Fundição Santa Bárbara e a Aluminas Móveis foram homenageadas com placas fundidas, representando os anos de atuação fortalecendo a cadeia produtiva da indústria.