A FIEMG marcou presença no jantar empresarial promovido pelo Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF), realizado na noite de 10 de julho, na Estação São Pedro. O evento celebrou os 99 anos do CIJF e lançou oficialmente as comemorações do centenário da entidade, que será celebrado em 2026. O encontro reuniu lideranças empresariais, autoridades políticas, representantes de entidades, empresários e profissionais de vários setores para um momento de celebração, conteúdo e articulação institucional.
A presidente do CIJF, Flávia Gonzaga Costa, também à frente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), realizou a abertura do evento ressaltando o papel do associativismo como símbolo de união, compromisso e desenvolvimento. “Celebrar os 99 anos do CIJF é mais do que celebrar o passado — é reafirmar nosso compromisso com o futuro e celebrar o potencial transformador do setor produtivo e das pessoas que mantêm vivo o espírito empreendedor da nossa cidade. Que o Centro Industrial continue sendo exemplo, inspiração e alicerce para as próximas gerações”, disse.
Em vídeo enviado para a ocasião, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que não pôde comparecer ao evento, prestou homenagem ao CIJF, destacando a importância das entidades de classe na construção de um ambiente de negócios mais favorável. “As entidades existem para atuar em momentos de crise e na defesa dos interesses dos empresários e da sociedade. Convido os industriais a se associarem à FIEMG e ao Centro Industrial. Vamos trabalhar juntos, porque quem quer um Brasil melhor precisa participar da construção das políticas públicas”, destacou. Roscoe lembrou ainda que o CIJF é mais antigo que a própria FIEMG, tendo inclusive desempenhado papel importante na sua fundação. “Engajem-se ao CIJF. Vamos fazê-lo ainda mais pujante. Isso faz toda a diferença”, reforçou o presidente da FIEMG.
Representando o presidente Flávio Roscoe, a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, participou do evento e recebeu uma placa de reconhecimento entregue pelo CIJF. Em sua fala, ela destacou a importância da parceria entre a FIEMG e o CIJF e a atuação conjunta em prol da indústria local.
“A FIEMG é parceira histórica do CIJF e reafirma seu compromisso com as iniciativas que fortalecem o associativismo e o setor produtivo da nossa região. Quando nos unimos, conseguimos representar melhor os interesses da indústria, influenciar políticas públicas e criar um ambiente mais competitivo para os negócios”, afirmou Mariângela, que parabenizou a entidade pelos 99 anos de atuação em defesa da economia de Juiz de Fora.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, também recebeu uma placa de homenagem e o jantar contou ainda com uma programação técnica voltada à análise do cenário econômico para o próximo ano. Foi realizado o painel de debates “Oportunidades e Desafios Econômicos em 2025”, que contou com a participação do economista Guilherme Ventura, do advogado tributarista Tancredo Aguiar, e de William Malta, da Supra IBR. Durante toda a noite, os convidados puderam interagir com representantes de empresas, visitar estandes de parceiros institucionais e fortalecer relações estratégicas de negócios.
A FIEMG Regional Zona da Mata segue ao lado do CIJF e das demais entidades industriais da região, promovendo o fortalecimento institucional e defendendo os interesses da indústria com visão estratégica, atuação integrada e foco no desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. O centenário do CIJF, a ser celebrado em 2026, será mais uma oportunidade de reafirmar esse compromisso e construir, em conjunto, o futuro do setor produtivo da Zona da Mata.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG