Durante a 4ª edição do WEFORUM (Women Entrepreneur Forum), que teve início nesta quarta-feira (26/3), no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, os presidentes de quatro federações mineiras dos setores produtivos discutiram o cenário econômico atual e os fatores que impulsionaram o desempenho positivo registrado em 2024. O painel, intitulado “Agropecuária, Comércio e Indústria”, foi mediado por Camila Farani, investidora, empresária e apresentadora de negócios da CNBC.
Participaram do debate Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas); Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG; Antônio de Salvo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG); e Liudmila Popova, doutora em Economia pela Universidade Estadual de Orel.
Nadim Donato ressaltou que o comércio enfrentou grandes desafios durante a pandemia de Covid-19, mas conseguiu se recuperar completamente em 2024. Ele atribuiu o desempenho positivo registrado no ano passado ao aumento na abertura de empresas, a uma boa safra agrícola que beneficiou comércio e indústria, e ao crescimento do turismo, especialmente em Minas Gerais. Além disso, destacou o papel do Sistema S na formação de mão de obra qualificada e no desenvolvimento dos setores produtivos.
Flávio Roscoe, da FIEMG, mencionou projetos importantes para o avanço da indústria mineira, como o Centro de Tecnologia 4.0 em Contagem e outros 17 centros espalhados pelo interior do Estado, levando inovação tecnológica a todas as macrorregiões industriais. Ele também destacou iniciativas sustentáveis, como o Centro de Descarbonização e o Instituto de Terras Raras (ITR), que incentivará a produção de ímãs de terras raras em Minas Gerais.
Roscoe também convidou a subir ao palco a presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Cristina Ferreira Itikawa, que, como única mulher presidente de uma federação industrial no Brasil, compartilhou suas experiências e desafios na liderança.
O presidente da FAEMG, Antônio de Salvo, enfatizou como o investimento em tecnologia transformou o Cerrado, antes inóspito, em uma das principais regiões agrícolas do mundo, aumentando a produção de grãos de 100 milhões de toneladas nos anos 2000 para mais de 300 milhões em 2023, sem expansão de área, mas sim por meio de inovação e sustentabilidade.
Valmir Rodrigues da Silva, da Federaminas, destacou a importância do associativismo e da inovação para apoiar pequenos empresários, promovendo a adaptação de eventos e congressos para facilitar a geração de negócios e soluções práticas.
O painel foi encerrado com a reafirmação do compromisso das entidades com a igualdade de gênero e a valorização da participação feminina nos setores produtivos. Flávio Roscoe reforçou que a FIEMG promove a igualdade de condições como um de seus pilares fundamentais, afirmando que, quando há igualdade de oportunidades, as mulheres demonstram plenamente seu potencial.
Leia também:
WEFORUM promove encontro de negócios para mulheres empreendedoras
WEFORUM fortalece o debate entre lideranças femininas
Negócios com propósito: WEFORUM promove conexões globais entre empresárias brasileiras e compradores
Evento destaca força das mulheres no cenário global de negócios
O WEFORUM faz parte da agenda da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (BRICS WBA), que realiza esse evento em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Associação Comercial de São Paulo, Federaminas, CACB, FIEMG, FAEMG SENAR, IBREI, Sistema Fecomércio-MG, SEBRAE, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Governo Federal; com o patrocínio do BDMG, BID, CODEMGE, CNT, NATURA, SABIN e SIGMA; e o apoio de Al Invest Verde, Beauty Fair, Brasilcham Sweden, CECIEX, Conselho da União Europeia, DC News, Diário do Comércio, Federaminas Mulher, Global Gateway, Infra Women Brazil, Invest Minas, Lady Diamond, MNPT Mulheres de Negócios, PNUD, WICCI, Rede CIN e Governo de Minas Gerais.
Veja mais fotos do evento, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG