No segundo dia do Imersão Indústria (11/4), no Minascentro, em Belo Horizonte, o público contou com um talk riquíssimo sobre “Inovação no relacionamento com stakeholders”. A sessão contou com a presença de figuras notáveis como Paulo Boneff da Gerdau, Marina Spínola da Fundação Dom Cabral, com mediação de Denise Baumgratz, cofundadora da Essentia Consultoria e líder da Filial do Capitalismo Consciente em BH. Eles compartilharam suas experiências e perspectivas sobre como as organizações podem melhor engajar-se com seus stakeholders de maneira eficaz e sustentável.
Baumgratz, abriu a discussão desmitificando o termo “stakeholder”, comumente utilizado no meio corporativo. Segundo ela, “stakeholder ou ‘parte interessada’ são termos que referenciam grupos que habitam ao redor da organização, como clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade, além de incluir o meio ambiente, um stakeholder silencioso que, apesar de não falar”, disse Baumgratz, “às vezes grita”.
Paulo Boneff, líder global de Desenvolvimento Organizacional e Responsabilidade Social na Gerdau, destacou a centralidade das pessoas nas operações da empresa. “No centro das decisões da Gerdau sempre vem as pessoas”, enfatizou Boneff. Ele descreveu como a segurança e o bem-estar dos colaboradores são prioridades, integrando essas preocupações com o conceito de stakeholders, que incluem desde o colaborador até o sucateiro que contribui com materiais para a produção de aço da empresa.
Marina Spínola, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, focou na responsabilidade social da educação executiva. “Na Fundação Dom Cabral, nosso stakeholder é a sociedade”, declarou Spínola. A fundação visa ao desenvolvimento social através de programas educacionais que atendem não apenas líderes corporativos, mas também pessoas em situações de vulnerabilidade.
Leia também:
Inovação é destaque no Imersão Indústria
Internet das coisas e produtividade
Marco Ornellas destaca a importância do design organizacional para enfrentar desafios complexos
A importância da presença digital e Fórmula 1 marcam abertura do Imersão Indústria
“Oportunidades e desafios do setor produtivo”, diz Flávio Roscoe ao abrir o Imersão Indústria
Defesa do setor produtivo em pauta no Imersão Indústria
Impacto da Reforma Tributária nas indústrias é tema do Imersão
O evento mostrou-se um espaço vital para o diálogo sobre como a inovação nas relações com stakeholders pode fomentar não só o crescimento econômico, mas também o progresso social sustentável.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG