Um debate com os líderes dos setores produtivos mineiros encerrou a programação da quinta edição do Imersão Indústria, realizado entre 1 e 3 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Os presidentes da FIEMG, Flávio Roscoe, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg Senar), Antônio de Salvo, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) participaram de um painel que abordou o papel desses segmentos no desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
A conversa teve como mediador Caio Coppolla, comentarista político da CNN Brasil e bacharel em direito. Uníssonos, os três presidentes enalteceram o grau de maturidade das entidades por se unirem e alinharem ações e projetos com o objetivo de melhorar o ecossistema dos respectivos segmentos no estado e no país, além de promover o bem-estar da sociedade, a partir da troca de conhecimentos e experiências.
Flávio Roscoe disse que, na prática, não há uma divisão entre indústria, agricultura e comércio. “As cadeias produtivas são integradas, um compra do outro, liga para o fornecedor do outro. O que estamos fazendo agora é integrar as representações para impulsionar o setor produtivo com uma só voz em defesa do empresariado brasileiro”, observou.
Cenário econômico
Coppolla fez uma leitura crítica do cenário brasileiro a partir das perspectivas de governo, da democracia, do Congresso e Judiciário, apontando desafios que ele considera que precisam ser superados e mexem com o cotidiano dos brasileiros. Carga tributária elevada, ineficiência do estado na prestação de serviços públicos, ativismo em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e baixa renovação na política foram alguns pontos elencados por ele.
Por outro lado, Caio Coppolla vê relação entre os bons resultados atuais da economia, como a baixa taxa de desemprego e a inflação dentro da meta, e as reformas e ações das gestores anteriores à atual.
Em relação à reforma tributária, promulgada pelo Congresso no fim do ano passado, Flávio Roscoe, Antônio de Salvo e Nadim Donato adotaram cautela ao falar do assunto e acreditam que o peso dos impostos vai seguir travando a economia do país. Os dirigentes acreditam que a mudança na legislação tributária deveria ser precedida de uma reforma administrativa, vista por eles como imprescindível para reduzir o tamanho da máquina pública.
Ao final, Coppolla elogiou o debate promovido pelas federações e a relevância de cada uma no desenvolvimento do país. “É importante que o setor produtivo se fortaleça ainda mais e tenha uma maior representatividade no Congresso”.
Reconhecimento
Ao fim do evento, Flávio Roscoe celebrou os bons resultados da quinta edição do Imersão Indústria. O principal evento empresarial de Minas Gerais recebeu 5.170 inscrições, promoveu 56 horas de conteúdo, entre palestras e painéis, e contou com a participação de 132 palestrantes de diferentes setores econômicos.
Roscoe considera que o Imersão Indústria cumpriu com êxito o propósito de debater temas que impactam as empresas, os negócios e o dia a dia do cidadão, ao compartilhar conhecimento, trocar experiências e fomentar networking. O presidente da FIEMG agradeceu às equipes da FIEMG envolvidas na realização do evento, aos patrocinadores, apoiadores e parceiros.
O Imersão Indústria foi realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Clique aqui e veja mais fotos do painel
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Leia mais:
Pensar Fora da Caixa: Luiz Fosc inspira plateia em noite de ilusionismo e reflexão
Mudança de paradigmas e o empreendedorismo em si são tema do Imersão Indústria
Imersão Indústria avalia desdobramentos da Reforma Tributária
No palco da vida: a virada da consciência com Luigi Baricelli no Imersão Indústria 2024
Nova geração de trabalhadores impõe desafios na qualificação profissional para indústria
“Coragem de Pensar Diferente”: Lúcia Helena Galvão desafia o público em palestra reflexiva
PPP’s e concessões de infraestrutura são tema de painel no Imersão Indústria
Inovação e ESG: especialistas discutem caminhos para estratégias sustentáveis no Imersão Indústria
Imersão Indústria: EPR apresenta soluções para trecho crítico da BR-040
Aperam BioEnergia recebe Selo Sustentabilidade no Imersão Indústria 2024
5ª Edição da Imersão Indústria debate transição energética em Minas Gerais
Gustavo Caetano inspira empresários com lições sobre inovação na Imersão Indústria
Luiz Felipe Pondé destaca desafios contemporâneos durante o Imersão Indústria
Palestra debate transformação digital nos negócios
Tecnologia e humanidade no centro das empresas do futuro
Imersão Indústria debate biocombustíveis, descarbonização e mobilidade sustentável
Imersão Indústria: energia e meio ambiente são temas de painel
Romeu Zema compartilha trajetória de desafios e conquistas no Imersão Indústria
FIEMG lança selo de indústria responsável para reconhecer empresas com atuação ESG
Atlético e Cruzeiro se unem para fortalecer o futebol mineiro
FIEMG lança campanha contra energia elétrica suja para combater as mudanças climáticas no Imersão Indústria