Belo Horizonte se tornou, de 16 a 18 de abril, o hipercentro da moda. Com 122 marcas expositoras – dessas, 50 estreantes, 11 autorais – em 91 estantes, o Minas Trend, o maior salão de negócios do setor da América Latina, movimentou a cadeia da moda, gerando conexões e grandes negócios.
“Quase seis mil pessoas passaram na feira durante os três dias de Minas Trend. Foram 1.600 lojistas compradores e R$27 milhões em negócios gerados. Este evento é uma celebração da criatividade, inovação e excelência do setor da moda em Minas Gerais. Ano após ano, o Minas Trend reúne talentosos designers, marcas de renome e entusiastas da moda em um ambiente vibrante e inspirador”, afirma Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, avaliando como positiva a 31ª edição do evento.
“O Minas Trend não apenas impulsiona a economia local, gerando oportunidades de negócios e parcerias, mas também promove a imagem de Minas Gerais como um polo de moda de classe mundial. Através deste evento, destacamos não apenas a qualidade dos produtos produzidos em nossa região, mas também o compromisso de nossos profissionais com a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social”, disse, explicando que, na próxima edição, o evento estará de casa nova: BH Shopping.
Francisco Acioli, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL), conta que a entidade veio para o Minas Trend com 10 marcas e que a participação na feira foi um sucesso. “As marcas alagoanas participam da feira há 10 anos e a cada ano nossa expectativa é superada. Nesta edição, ultrapassamos um dígito de vendas e, para algumas empresas pequenas de Alagoas, esse espaço é muito importante por causa da visibilidade e da oportunidade de geração de negócios”, afirma, celebrando as vendas.
A 31ª edição da feira trouxe como novidade o Minas Trend Kids – Baby e Teens, com 28 marcas. A iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, com o apoio do Sindivest-MG, também teve resultados positivos. “Foi o primeiro evento do segmento infantojuvenil e não sabíamos exatamente o que esperar. Mas foi um sucesso e só temos que elogiar”, ressalta Breno Machado Gomes de Oliveira, gestor comercial do estande Tempo de Criança, que reúne as marcas Luluzinha, Oliver e Marilu. “Esperamos que o próximo tenha ainda mais marcas para que possamos fortalecer o setor em Minas Gerais. Fizemos excelentes negócios e os clientes compram acima de nossa expectativa”, afirma, contando que o evento oportunizou também a captação de novos clientes.
Também no setor Infantojuvenil, a marca Mio Bebê, uma empresa familiar, celebra a oportunidade e os bons resultados. “O Minas Trend é um evento maravilhoso nos mínimos detalhes, que traz um pouco da essência da nossa marca em pensar em encantar as pessoas de forma única. A nossa experiência foi enriquecedora, principalmente porque tivemos contato com muitos compradores, ampliamos a visibilidade da marca e a rede de contato, fizemos negócios com vários novos lojistas, e participamos de um desfile encantador!”, comemora Nicole Teixeira Moura, que é ex-aluna da Escola SESI Mariza Araújo.
“O SESI esteve comigo em vários momentos da minha vida e minha paixão pela escola vai além do ensino, foi o lugar que me fez empreendedora, além de ter sido minha segunda família! Lugar que também foi meu incentivador para estudar na UFMG, onde me formei em design de moda”, conta, explicando que a Mio Bebê é especializada em vestidos infantis.
Descentralizado, o Minas Trend trouxe uma programação rica espelhada por espaços conhecidos de Belo Horizonte, como o Museu de Moda (Momu), P7 Criativo, SENAI Horto, e o próprio Minascentro. Ao todo, foram realizados 7 desfiles e 18 palestras com renomadas personalidades, como a designer italiana Susana Testa, que abordou o tema “luxo sustentável” na primeira participação internacional do Minas Trend. Também foram realizados 12 workshops e 3 lives.
A 31ª edição do Minas Trend foi uma realização da FIEMG, do SESI e do SENAI, com apoio master do Sebrae Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do SENAC (Sistema Fecomércio) e da Bling e apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL/MG e Consulado da Itália.